Decoração na parede: aprenda a harmonizar com dicas práticas
Decoração na parede: aprenda a harmonizar com dicas práticas

A decoração de uma parede pode ser um momento de muita diversão para o dono de uma casa ou apartamento. Afinal, é por meio dos detalhes que surge um ambiente de acordo com a personalidade desse morador. Pode, porém, ser fonte de muitas dúvidas em relação a como harmonizar cores e itens.

As escolhas precisam ser minuciosas, pois a composição final é o que mais importa. Por isso, para escolher os itens e cores é necessário ter em mente que tudo isso gera um produto final. Se as opções não produzem harmonia, pode gerar uma grande decepção com essa parede pronta.

Confira neste artigo, dicas práticas de como fazer combinações sem errar na hora da decoração.

Como harmonizar cores e itens?

Cores

As cores são muito importantes e devem combinar com o que está em volta. Então, pense bem na hora de selecionar, pois pode dar mais ou menos trabalho a depender da sua praticidade. Por exemplo, se você opta por cores vibrantes não há problema, mas deve ter cuidado ao inserir objetos.

Objetos

Os objetos devem conversar com cor escolhida na parede. Se você opta por uma parede clara tem a possibilidade de ousar mais nos objetos, mas ao escolher cores escuras ou vibrantes, deve amenizar nos itens, para não causar efeitos de muita informação.

Combinando cores e objetos

Vamos imaginar uma parede de cor vibrante, por exemplo, um verde quase limão. Ela deve ser o destaque do cômodo, as outras devem ter cores claras. Por causa do peso visual da cor vibrante, é bom trabalhar com branco. As cores complementares, nesse caso vermelhos e violetas, também são boas alternativas.

Pode soar estranho usar cores complementares, mas acredite, os efeitos serão ótimos. Funciona muito bem incluir objetos nessas cores, como almofadas e tapetes. Caso goste de estampas, dê preferência as que tenham a cor da parede ou as suas cores complementares.

Por isso é de extrema relevância pensar no que combina com a sua personalidade. Isso porque a escolha de cores vibrantes terá como resultado um ambiente chamativo, alegre e vivo. Então pense no resultado que deseja para o espaço primeiro.

Caso prefira um resultado mais fechado, pode fazer texturas como o cimento queimado, que produz uma parede neutra. Esse é o exemplo de um estilo mais discreto.

Agora se você tem uma grande parede e deseja valorizar, invista em um quadro bem grande. Os quadros pequenos não servem, pois desvalorizam o espaço. O impacto fica por conta dos grandes. A sua parede pode também servir como plano de fundo para outras formas de decoração, como grafites e adesivos.

Os quadros e demais objetos inseridos devem obedecer a essas máximas em relação à combinação de cores. A própria arte deve harmonizar com o restante do ambiente.

É mais simples do que parece! A combinação de cores e itens pode ser feita de forma fácil, com essas dicas práticas de decoração. Assim, você irá produzir um ambiente com muito estilo ao harmonizar toda a sua composição.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se e receba todas as novidades em primeira mão!

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.