Como decorar varanda: 3 dicas para acertar na decoração desse espaço
Como decorar varanda: 3 dicas para acertar na decoração desse espaço

Por se tratar da área semiaberta do imóvel ou de um lugar que possibilita um pouco mais de contato com o ambiente externo, a varanda é muitas vezes encarada como um local de descanso e contemplação. 

Então, nada melhor do que valorizar esse espaço com uma bonita decoração e torná-lo ainda mais agradável, certo? E é isso que nós ensinaremos a fazer aqui! Neste texto, vamos te dar três dicas de como decorar varanda. Esperamos que você possa colocá-las em prática e curtir ainda mais esse cantinho.


1. Pense sobre o que você planeja fazer no local

O primeiro passo para decorar uma varanda é definir o que você deseja fazer no espaço. Você quer transformá-lo em um pequeno home office, em uma área para receber amigos ou apenas em um lugar de relaxamento? Dependendo do tamanho da sua varanda é possível transformá-la em mais de um ambiente. Mas de qualquer forma, é necessário primeiro saber o que você deseja.

A partir daí, tendo em mente o que você quer (e pode!) fazer na varanda, é que a decoração será pensada. Se, por exemplo, o seu desejo for fazer um home office no local, será necessário colocar uma pequena mesa com cadeira, e ver a possibilidade de fechar a varanda com vidro para proteger a área de trabalho da chuva..

Já se você pretende desfrutar da varanda apenas como uma área de descanso, investir em uma rede ou em um móvel confortável, que possa ser utilizado em áreas abertas, é uma ótima opção. Ou seja, pense sobre o que você quer, veja se é possível realizar isso na varanda que você tem e comece a planejar daí. 


2. Use o mobiliário adequado

A varanda costuma ser um lugar com bastante incidência de luz solar e também com exposição à chuva. Dessa forma, se você for colocar qualquer móvel nesse ambiente, é importante conferir primeiro se ele está apto a ficar sob essas condições. Mesmo nos casos em que a varanda é fechada com vidro e, assim, não fica exposta à chuva, o ideal é optar por móveis adequados para áreas externas. 

Para os móveis, estão entre os tecidos mais recomendados o acqua block e o sunbrella, que são resistentes e impermeáveis. Já com relação aos materiais, os mais indicados são o alumínio, a madeira (depois de ser impermeabilizada) e as fibras sintéticas.  

Quanto ao estilo do móvel, a escolha dependerá do seu gosto pessoal e do estilo de decoração que você resolveu adotar na propriedade. Isso porque, mesmo se tratando de uma área semiaberta, a varanda é um espaço que se encontra dentro do imóvel. Logo, o ideal é escolher uma decoração que converse com a decoração da sala, por exemplo, para que os ambientes possam harmonizar entre si.


3. Invista em plantas

Se usar plantas na decoração interna da residência já é uma boa pedida, na varanda, então, é mais ainda. Afinal, plantas não só podem deixar qualquer cantinho mais bonito, como também melhoram a qualidade do ar e proporcionam bem-estar. Ou seja, combinam bastante com o lugar de descanso que a varanda se propõe a ser. 

Apenas lembramos aqui que, antes de escolher as plantas que irão decorar a sua varanda,  é importante saber quais espécies se adaptam melhor ao ambiente em questão. 

Para isso, considere o clima da região, a incidência de luz solar na sua varanda, o cuidado que você pode oferecer às plantinhas e, claro, o que você gosta. Mas, em geral, os cactos, a espada de São Jorge e a babosa são plantas que suportam bastante luminosidade. 

Gostou dessas dicas? Se sim, assine nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo! Você passará a receber nossas novidades em primeira mão!



Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.