Tudo o que você precisa saber sobre multipropriedade
Tudo o que você precisa saber sobre multipropriedade

O mercado imobiliário ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente pelas novidades que surgiram para tornar a vida dos clientes ainda mais prática. O sistema de multipropriedade foi uma dessas ações e ele é responsável por diversos benefícios e facilidades para quem deseja adquirir um imóvel de maneira mais econômica e variável.

Isto porque, diante de um cenário em que muitos procuravam por imóveis de veraneio, porém não tinham tempo ou dinheiro para aproveitar da melhor forma, essa nova modalidade faz com que você seja dono do apartamento ou casa, porém de forma coletiva. 

Abaixo iremos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o sistema de multipropriedade, explicando como ele funciona e qual é o diferencial de adquirir um imóvel a partir desse sistema. Para saber mais, continue a leitura!

O que é o serviço de multipropriedade

O serviço de multipropriedade é um meio de compra de imóvel que surgiu há muitos anos e já se tornou uma febre internacional em hotéis e resorts. Ele incentiva turistas e outros interessados a passar mais tempo nos empreendimentos, estimulando a hospedagem para além dos períodos de alta temporada. 

Essa foi uma saída encontrada pelos empresários e pessoas do meio com o objetivo de fazer com que a economia rodasse durante todo o ano. Dessa maneira, os clientes recebem diversos benefícios e os donos dos negócios não ficavam no aguardo por uma próxima reserva.

Conforme o mercado foi se atualizando e crescendo, esse tipo de serviço começou a ganhar mais destaque e foi sendo adaptado para todo o meio imobiliário, agora incluindo condomínios e apartamentos, além de novos meios de realizar e facilitar o investimento. 

De tal forma, o sistema atualmente funciona de maneira que você pode pagar por uma parte de determinada propriedade e pode usufruir do imóvel pelo tempo proporcional a esse investimento. 

Por exemplo: você irá investir em um apartamento de um condomínio e pagará por um valor muito abaixo do mercado. Depois da compra, poderá utilizá-lo durante alguns dias e semanas, desde que seja reservado com antecedência e que o tempo seja proporcional ao seu contrato. 

É um meio mais econômico, já que você se torna oficialmente e legalmente dono do imóvel, tendo direito a usufruir de tudo que o imóvel e condomínio oferece, mas vai pagar somente pela fração de tempo que deseja utilizar. Isso também dispensa gastos com manutenções, que são uma grande dor de cabeça para quem tem imóveis de veraneio. 

Diferença entre multipropriedade e hotel

Muitas pessoas pensam que, ao contratar o serviço de multipropriedade, é como se você estivesse investindo em um apartamento de hotel, mas há diferenças entre os dois. 

Em um hotel, você não tem como ser o dono legalmente, com escritura, como acontece com o serviço de multipropriedade. Dependendo do empreendimento, você terá acesso ao atendimento e facilidades de um hotel, mas com o diferencial de ser o dono daquele apartamento.

Com isso, o sistema de multipropriedade também é chamado de fração imobiliária, já que você estará dividindo a assinatura daquele imóvel com outros proprietários, que podem utilizá-lo em período intercalado, conforme o tempo que cada um passa no imóvel. 

A que tenho direito ao comprar esse tipo de imóvel?

Conforme citado acima, o sistema de multipropriedade, dependendo do condomínio em que estiver inserido, oferece acesso a diversas facilidades, como assistência, manutenção, segurança e conforto. 

Ao investir neste imóvel, você se torna o dono por lei, com documentação passada em Cartório de Registro de Imóveis. Isso garante sua tranquilidade jurídica na realização deste investimento patrimonial.

Mas, além disso, o sistema de multipropriedade garante que você tenha acesso às facilidades do condomínio, como serviços hoteleiros de quarto, limpeza e outras funções que variam de acordo com o empreendimento. 

Esse modelo de negócios também já oferece apartamentos mobiliados e padronizados e algumas taxas obrigatórias de contas, empregados e manutenções periódicas incluídos, de maneira que o gasto financeiro é menor e você tem todo o conforto necessário. 

Quais são os principais benefícios?

Um dos maiores pontos positivos do sistema de multipropriedade é que ele consegue aliar benefícios da casa de veraneio às facilidades de um hotel. Podemos começar citando a redução de custos, já que você economiza em relação ao valor de um imóvel individual.

Como esse valor depende da quantidade de semanas que você irá usufruir, é possível escolher o que mais se adequa ao seu bolso e à sua rotina. Assim, seu investimento faz sentido de acordo com sua vida e não se torna algo que você vai deixar de lado.

Também é permitido alugar as datas que você tem direito e não irá utilizar para outras pessoas. Essa é uma maneira de recuperar parte de alguns custos alugando o imóvel e mantendo-o em uso. Também é uma ótima solução para investidores.

Outro benefício é a qualidade dos apartamentos. Você não precisa se preocupar em equipá-los, já que eles são mobiliados com o que os principais utensílios e móveis, de maneira que evita gastos extras e dores de cabeça, com reformas, mudanças e decoração. 

Como são oferecidos serviços de alto padrão, você também tem todo apoio com administração, segurança, serviços de lazer, entre outras opções, que farão com que o investimento seja o destino perfeito para férias ou descanso.

Quais os benefícios para investidores?

O bom retorno sobre o investimento é também um dos benefícios da multipropriedade! Primeiro, porque você não precisa se preocupar em montar o apartamento antes de colocá-lo à disposição de hóspedes. Assim, já garante uma redução dos custos e do seu tempo.

Como se trata de um imóvel partilhado com outros investidores, além do apoio da administradora, você também irá ratear com os outros proprietários as despesas de manutenção.

Por serem imóveis de alto padrão e geralmente localizados em regiões turísticas, o retorno financeiro obtido com aluguel também é um diferencial! Com a manutenção em dia, localização privilegiada e apartamentos confortáveis, o aluguel do imóvel ou até o repasse é facilitado. Um ponto que propicia isso, aliás, é a presença da administradora especializada em hotelaria e hospedagem.

Ou seja, independentemente do seu objetivo com o investimento, você pode encontrar formas de fazê-lo render! 

Como eu faço para usufruir do serviço?

Agora que você entende como funciona o sistema de multipropriedade e como ele funciona, chegou a hora de aproveitar tudo o que ele tem para oferecer! Após fechar a sua compra e escolher as datas de uso, você pode se programar para utilizar o imóvel na época determinada.

Onde encontro esse tipo de serviço?

Para finalizar, esse tipo de investimento mobiliário já é disponibilizado em alguns resorts, hotéis e condomínios em todo o mundo. Para saber qual é o mais indicado para o seu objetivo, basta entrar em contato com uma afiliada para saber a que mais se qualifica.

A MME já conta com o serviço de multipropriedade e você pode encontrar um apartamento para chamar de seu no nosso empreendimento em Ipioca, que é o destino perfeito para as suas férias! 

Clique aqui e conheça o Ipioca Beach Residence!


Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.