Apartamento quarto e sala: saiba quais são os principais benefício
Apartamento quarto e sala: saiba quais são os principais benefício

A conquista do próprio imóvel é a realização de um sonho, e um apartamento quarto e sala pode ser o início dessa jornada. Por esse motivo, sua escolha deve ser muito bem pensada, desde o início, nos mínimos detalhes. Para isso, suas necessidades enquanto comprador precisam ser levadas em conta. O tamanho de espaço desejado e sua localização são algumas delas.

O número de compradores de apartamentos pequenos tem aumentado nos últimos tempos, pois também tem aumentado o índice de pessoas que optam por morar sozinhas. Os perfis desses compradores são os mais variados possíveis. Porém, em sua maioria, pessoas de mais idade, na faixa dos 60 anos, jovens solteiros economicamente independentes, casais sem filhos e pessoas divorciadas.

Apartamentos compactos são tendência

De acordo com dados do IBGE, entre 2005 e 2015 o número de pessoas que moram sozinhas sofreu um aumento considerável de 10,4% para 14,6%. Estima-se que esse aumento esteja ligado ao envelhecimento da população.  Essas pessoas optam por morar sozinhas quando atingem certa idade e estabilidade familiar ou financeira. Por isso, estão buscando tranquilidade, independência e liberdade.

Ainda segundo o IBGE, é grande também o número de jovens solteiros – de 25 a 34 anos – que buscam por um espaço para chamar de seu. Entretanto, isso acontece apenas depois de atingirem sua independência financeira. Afinal, enquanto estão concluindo os estudos e na atual situação econômica do país, a chamada “geração canguru” prefere residir junto aos pais. Na maioria das vezes, isso está relacionado à dependência e segurança, tanto financeira quanto emocional.

Assim como os casais que ainda não possuem filhos, pessoas divorciadas também optam por morar em apartamentos menores. O principal motivo é elas não necessitarem de tanto espaço, mas a economia que esse tipo de imóvel proporciona também é levada em consideração.

Quem passa a maior parte do tempo fora de casa também tende a preferir também esse tipo de imóvel. Afinal,  pelo fato de sua presença em casa não ser tão freqüente, não há necessidade de possuir um imóvel muito grande.

Por que possuir um apartamento quarto e sala?

Preferir morar em apartamentos menores já é realidade em grandes capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque. Todavia, a tendência é que essa realidade só se expanda.

Alguns apartamentos ainda mais compactos oferecem menor quantidade de cômodos, como apenas um quarto e uma sala. Geralmente existe uma cozinha ali, discreta, tímida, improvisada na sala mesmo.

Entretanto, esses apartamentos compactos proporcionam praticidade ao comprador, além de economia e realização pessoal.  Listaremos abaixo alguns dos principais benefícios em se optar por apartamentos menores:

Benefícios de possuir um apartamento compacto (quarto e sala)

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Redução de Custos

Se o que se busca é redução de custos e economia, um apartamento quarto e sala é o ideal. Se comparado a imóveis maiores, a redução no valor da compra do imóvel e na manutenção são gigantescas. Isso porque as reformas, por exemplo, ficam muito mais baratas, pois a despesa com materiais e pedreiros vai ser bem menor.

Além disso, o tempo de duração de possíveis reformas também diminui. Os impostos recolhidos em cima do imóvel, o contrato de financiamento e as custas da escritura de compra e venda também são menores. Afinal, eles são calculados com base no tamanho do imóvel. Por isso, quanto menor o imóvel, menor o valor empregado nesses gastos.

Facilidade na organização

Ter um apartamento compacto carece de menos tempo e material para organizá-lo. Afinal, um apartamento quarto e sala é mais fácil e rápido de limpar, não é mesmo? Além disso, é possível praticar o desapego com mais convicção, pois os ambientes contarão com menos espaço para guardar itens desnecessários. Consequentemente, organizar e manter o imóvel limpo também será mais fácil.

Ar de “Lar Doce Lar”

Um apartamento menor proporciona um ambiente muito mais acolhedor e confortável. Isso porque, devido ao espaço reduzido, a sensação de aconchego torna o ambiente mais intimista.

Contas em Conta

É claro que, com um imóvel menor, os gastos de contas fixas também são menores. O valor do condomínio, as contas de luz e de água, por exemplo, ficam bem mais baratas quando comparadas a apartamentos maiores. Afinal, são menos lâmpadas, cômodos, tomadas e dores de cabeça quando chegam as contas para pagar.

Menos quantidade, mais qualidade

Por não haver espaço de sobra, a quantidade de tudo é menor em um apartamento pequeno. Móveis e utensílios domésticos que tomam muito espaço, por exemplo, aqui não tem vez. Por isso, fica mais fácil investir em itens que realmente possuem propósito no espaço.

Móveis menores, gastos menores

A compra dos móveis é menor e deve condizer com os propósitos do morador. Por isso, menos móveis – ou menores – são comprados, trazendo economia aos compradores. Pode-se optar também por móveis planejados, pensados  exclusivamente para o seu espaço, a fim de aproveitá-lo melhor.

Venda mais fácil

Apartamentos menores possuem preços mais baratos no mercado, por isso suas chances de serem valorizados são maiores. Isso facilita sua venda, caso deseje se mudar no futuro. Muitos até usam o pequeno apartamento para conseguirem dar entrada em um apartamento maior.

Rentabilidade

Com a ascensão dos apartamentos alugados por temporadas, investir em imóveis pequenos e aconchegantes pode ser uma boa alternativa de faturamento. Afinal, em cidades com viés turístico, quem possui um bom imóvel tem grandes chances de ganhar bem com ele.

Esses são alguns dos principais benefícios de morar em apartamento quarto e sala, e o fato é que os adeptos a uma vida mais independente só tende a crescer. Ter o seu próprio espaço, por menor que seja, é uma meta que atrai novas conquistas.

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.