Imóvel de praia: confira dicas práticas de como cuidar
Imóvel de praia: confira dicas práticas de como cuidar

Ter um imóvel de praia é poder apreciar bons momentos de lazer e alegria, seja com a família ou amigos. Além disso, e sinônimo de férias, descanso e relaxamento. Entretanto, para manter o conforto e segurança da casa, é preciso investir em algumas medidas para cuidar do imóvel, afinal, você não quer que o tão esperado descanso se transforme em aborrecimento.

Quem tem casa na praia sabe que deve se preocupar, por exemplo, com o desgaste dos eletrodomésticos devido à maresia, que acaba enferrujando e os estragando. Essa é apenas uma das preocupações dos proprietários. Porém, existem outros cuidados que, na maioria das vezes, não são levados em conta. Por isso, confira neste texto algumas dicas que vão te ajudar a ter uma estada tranquila e sem grandes problemas no seu imóvel de praia.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mantenha as pragas longe

Para manter sua casa longe dos insetos e roedores, que são comuns em locais quentes e úmidos, é importante manter a dedetização em dia. Também é recomendado adquirir telas protetoras. Afinal, elas ajudam a controlar a entrada desses e outros seres indesejados.

Proteja os móveis da maresia

Antes de ir embora, se faz necessária uma limpeza em tudo que possa ser danificado pela maresia. Logo após, com uma capa de tecido, os cubra. Isso evitará que o ar que vem do mar corroa peças, acabamentos e superfícies do mobiliário, assim como os equipamentos eletrônicos.

Limpe a caixa d’água

Não é importante apenas manter a caixa d’água fechada. Também é fundamental limpá-la com cloro antes de começar a utilizar a água. Isso deve ser feito sempre que passar seis meses ausente da casa. Afinal, quando a água fica muito tempo parada, a chance de haver proliferação de fungos e bactérias aumenta consideravelmente.

Faça a manutenção da piscina

Após a temporada de sol e verão, a querida e amada piscina deve ser preparada para passar um tempo de férias. O ato de deixá-la um período em desuso é chamado de hibernação. Para fazer isso, entretanto, deve-se diminuir o nível da água que há nela.

Além disso, é preciso tirar toda sua sujeira, desligar os equipamentos e aplicar cloro. Quando for voltar a utilizar, ainda deve-se verificar se houve vazamentos. Só depois disso se pode reverter o processo de hibernação.

Livre-se do mofo

Ao deixar a casa, deve-se verificar se existem goteiras ou algum tipo de vazamento. Afinal, eles ajudam a proliferar mofo dentro do imóvel. Como o ambiente ficará fechado, quente e desprovido de luz, quando voltar ao imóvel de praia abra todas as portas e janelas. Isso fará com que o ar circule pela casa. Além disso, caso seja identificada alguma mancha de mofo, você deve limpar a área afetada.

Cubra na ausência e mantenha arejado na presença

Além dos eletrodomésticos que sofrem com a ação da maresia, também é importante cobrir todos os outros móveis da casa como sofás, travesseiros, camas e colchões. Isso deve ser feito para evitar o acúmulo de pó e a danificação causada pelo tempo em desuso. Quando voltar ao local, deve-se arejar todos os ambiente abrindo as portas e gavetas para tirar o cheiro desagradável de guardado.

Gostou de nossas dicas? Seguindo tudo certinho, seu imóvel de praia ficará em perfeitas condições para as próximas férias. Sentiu falta de alguma dica? Se sim, conta pra gente nos comentários! Além disso, caso deseje receber mais dicas como essa, se inscreva na nossa newsletter e continue descobrindo o nosso blog!

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.