Apartamento arejado: 13 dicas de como fazer o ar circular em casa
Apartamento arejado: 13 dicas de como fazer o ar circular em casa

Nos dias mais quentes do ano tudo o que as pessoas desejam é um apartamento mais fresco e arejado. Além de melhorar o conforto térmico, um imóvel bem ventilado evita o uso constante de ar-condicionado e ventiladores, contribuindo para a ecomonia de energia.

Há diversas formas de deixar o ambiente mais ventilado e fresco. Algumas delas são ações que devem ser feitas já na hora da construção. Outras, são adaptações que podem ser realizadas pelo morador a qualquer momento.

Confira nossas dicas e tenha um apartamento arejado e confortável!

 

Ventilação cruzada deixa o apartamento mais arejado

Essa é uma das ações que podem ser feitas na hora da construção. Para começar, as portas e janelas devem ser posicionadas de acordo com a orientação solar. Isso ajudará na circulação natural.

Além disso, é interessante que haja a possibilidade de ocorrer a ventilação cruzada, que é quando o ar ou o vento entra por uma porta ou janela e sai por outra abertura, seguindo a sua direção natural. Claro que, para que isso possa acontecer, as janelas e portas devem estar abertas.

Escolha as cortinas certas

É evidente que as janelas abertas deixam a luminosidade entrar no apartamento e nem sempre isso é interessante. Alguns locais, não podem ficar muito claros.

Se você tem ambientes assim em casa e optou por colocar cortinas, uma boa ideia é escolher as persianas. Modelos como a romana permitem que o ar passe e ajuda a manter o apartamento arejado.

Janelas grandes

Parece meio óbvio, mas é sempre bom ressaltar, pois muitos se esquecem desse detalhe quando vão escolher um apartamento para comprar. Quanto maior a janela, mais ar entrará no ambiente para deixar o apartamento mais arejado.

Se o seu apartamento for em andares mais baixos e houver a chance de entrar insetos, a dica é colocar telas, estilo mosquiteiro, na janela. Isso evita a entrada de pernilongos e permite que você deixe as janelas abertas durante a noite, antes de dormir.

Sacada

Apartamentos com sacada tendem a ser mais frescos e arejados. Além de ser mais fácil deixar a porta aberta, para que o vento circule, a sacada serve como um tipo de proteção.

Os raios solares acabam não incidindo diretamente na parede da sala ou do quarto, deixando o ambiente mais fresco.

Pisos e revestimentos

A escolha certa do piso pode deixar o imóvel com a temperatura mais agradável. Uma das alternativas, que dá bom resultado, é o uso de pisos hidráulicos.

Embora eles sejam mais comuns em banheiros e cozinhas, podem se aplicados em toda a casa. Em regiões muito quentes, eles são empregados inclusive fora do chão. Eles são usados até em cabeceira de cama, para garantir mais conforto no quarto e na hora de descansar.

Além do piso hidráulico, o uso de pedras naturais e porcelanato também são ótimos para garantir um ambiente mais fresco.

 

Ventilador de parede para ter um apartamento arejado

Embora os ventiladores de mesa e de chão, com tripé, sejam bem interessantes para refrescar, os ventiladores de parede tendem a ter uma potência maior, na hora de fazer o ar circular pela casa.

Instale em locais mais quentes, que recebam a luz do sol diretamente ou ainda em ambientes que não têm janelas grandes e precisam de ajuda para fazer o ar circular.

Cuidado com a iluminação artificial

A iluminação também deve ser observada para deixar o ambiente mais fresco. A dica é optar por lâmpadas de led. Além de muito econômicas, elas deixam o local claro e não esquentam o imóvel.

Plantas são aliadas

Ter um jardim de inverno no apartamento é uma forma de ajudar a deixá-lo mais arejado, fresco e com o ar mais úmido. Afinal, o espaço tem entrada para ar e ajuda a deixar o local ventilado.

Caso não seja possível, tenha vasos na decoração da sala e até do banheiro. A umidade dos vasos ajuda a deixar o ambiente mais confortável termicamente, além de purificar o ar.

Cores certas e móveis

As cores claras retêm menos calor. Além disso, ajudam a deixar o ambiente menos escuro e acabam necessitando de menor iluminação durante o dia. Por isso, aposte em cores claras nas paredes e até mesmo nos móveis.

Por falar neles, quanto menor o número de móveis, mais fácil do ar circular, ou seja, o apartamento fica mais arejado. Evite acúmulos de mobílias e objetos.

Tecidos leves

A escolha dos móveis e dos objetos de decoração também ajudam a deixar o clima mais agradável. A dica é optar por tecidos leves e esquecer sofá revestido com veludo.

Caso o seu seja assim e você não tenha como trocar agora, opte por colocar uma capa de material mais leve, como a de algodão. Evite também tapetes pesados e peludos, que são quentes.

Água deixa a casa mais fresquinha

Bacias de água evaporando ajudam a deixar o ar do apartamento mais úmido. Claro que em tempos de dengue, é muito importante que a água seja trocada diariamente e as bacias lavadas com esponja e detergente, pelo menos uma vez na semana.

Lembre-se de que os ovos dos mosquitos ficam grudados na parede da bacia. Se você trocar sem passar a esponja, eles continuarão lá e poderão se transformar em larvas.

Embora tenham um custo maior do que as bacias, as fontes são mais elegantes e servem como objeto de decoração. É só escolher o modelo favorito, colocar água e ligar na tomada.

Escolha a roupa de cama certa

O conforto na hora de dormir também pode ser obtido com o uso de lençol de algodão. Aproveite para lavar e guardar edredons, mantas e cobertores.

Óleos essenciais

A sensação de ambiente fresco e ventilado pode ser trazida também pelo aroma. Por isso, para completar as ações já descritas, use óleo de eucalipto, menta ou limão.

Você pode usar difusores de ambiente com esses aromas ou pingar umas gotinhas na água do balde, para quando for passar pano úmido no chão. Como alternativa, misture em um pouco de água, coloque em um borrifador e borrife pela casa algumas vezes ao dia.

Gostou das dicas? Então cadastre-se para receber mais novidades!

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.