Dicas de iluminação para apartamento: transforme a luz em decoração
Dicas de iluminação para apartamento: transforme a luz em decoração

Diversos itens decorativos servem para dar um toque especial no seu apartamento. São vasos, quadros, móveis planejados, disposição de elementos.

Tudo faz a diferença. Porém, você sabia que a iluminação neste tipo de espaço pode ser um item de decoração que dará um ar todo singular ao seu apartamento?

Com criatividade, planejamento e proatividade é possível explorar ao máximo o que a luz tem a oferecer dentro de ambientes internos.

Para que seu lar desenvolva um charme e toque único, trazemos abaixo algumas dicas de iluminação para apartamento, transformando a luz em um verdadeiro item de decoração. Confira!

1. Lâmpadas de LED

A primeira dica é utilizar desse artigo que, além de bonito, é econômico: a lâmpada de LED. Ao elaborar uma disposição planejada, cria-se um ambiente decorativo ímpar. A ideia é apostar em pequenas lâmpadas embutidas ao longo da casa.

Ou seja: do chão, passando pelas paredes até o teto, todos os locais – quando as lâmpadas de LED são direcionadas de forma correta – permitem não apenas decorar, mas ampliar a noção de espaço dentro do apartamento causado pela luz.

2. Painéis luminosos

Uma tendência que se consolida cada vez mais são os painéis luminosos. Antes caros e inacessíveis, hoje podem ser encontrados nas variadas lojas de artigos decorativos, com opções personalizadas de acordo com o seu gosto.

A ideia é utilizar eles em pontos estratégicos: na parede da sala de estar e pelos corredores, indicando cômodos. Tudo criando um ambiente que, com pouca luminosidade, possibilite que eles possam ser os “donos da festa”.

3. Luminárias planejadas

Sabe aquelas coisas que nunca saem de moda? Melhor: se reinventam com o passar do tempo? Essas são as luminárias que, quando pensadas de maneira planejada para valorizar o espaço do apartamento, são uma decisão mais que acertada.

A dica é avaliar o espaço, selecionando artigos específicos de acordo com cada cômodo. Há opções, nos dias atuais, que possuem um toque artesanal ou rústico, dando uma singularidade na forma como utiliza a luz dentro da sua residência.

4. Trilhos de iluminação

Em alguns apartamentos é possível encontrar uma dificuldade no momento de fazer a instalação de lâmpadas e luminárias, principalmente em vigas e gesso. Contudo, há a solução perfeita que une luz e decoração: os trilhos de iluminação.

Fáceis de serem instalados, comportam várias luzes e, como não poderia deixar de ser, podem ser customizados de acordo com o seu gosto. É uma tendência que cresce, dia após a dia, principalmente em ambientes menores.

5. Valorizando a luz ambiente

Sim: a claridade que vem de fora também é uma ótima opção para utilizar como decoração. Para isso, um item é indispensável: a utilização de espelhos e refletores. Eles refletem a luz que vem de fora de acordo com a disposição de cada elemento.

Além disso, cortinas e vitrais podem variar o nível de luminosidade interna. Até mesmo a noite, com as luzes que vem de fora, pode-se criar um ambiente totalmente diferente do convencional, com aquele toque decorativo que surpreende aos seus convidados.

Gostou do artigo? Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades.

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.