Financiar com a construtora: entenda como funciona e suas vantagens
Financiar com a construtora: entenda como funciona e suas vantagens

Para quem deseja adquirir um imóvel, há duas opções que correspondem a grande parte das negociações imobiliárias: o consórcio e o financiamento. O segundo, vale destacar, é a principal forma de adquirir casas, apartamentos e empreendimentos do gênero. Contudo, não é apenas no banco que se pode financiar um imóvel.

Isso porque, entre as várias modalidades, há como financiar diretamente com a construtora. Pode até parecer um assunto complicado, mas acredite: é mais fácil e viável do que imagina, além de agregar inúmeros benefícios.

Para isso, deve-se entender como é possível financiar diretamente com empresas do setor imobiliário.

Buscando esclarecer o assunto trazemos, abaixo, como fazer um financiamento com a construtora – e quais as vantagens agregadas de tomar essa decisão. Assim, com tempo e paciência de análise, pode-se buscar as melhores condições para a aquisição do imóvel que deseja e ainda pagar menos por isso. Vamos lá?

Como funciona?

Para financiar com a construtora, há um modelo bem parecido ao que encontramos ao fazer a negociação com um intermediador financeiro – que, aqui, abarca massivamente os bancos. Contudo, há nuances específicas nesse tipo de financiamento que precisam ser elencados.

O primeiro ponto é que a negociação varia de acordo com a construtora: algumas oferecem a opção de financiar apenas o imóvel na planta.

Outras estipulam prazos em lançamentos, mas há aquelas que podem ter um modelo padrão de financiamento como dos bancos. Conhecer previamente esta questão é importante antes de avançar.

Dessa forma, em todos os casos, não há um intermediador financeiro: apenas a negociação entre o comprador e a própria construtora.

Isso pode agilizar muitos casos que dependem da análise de crédito de banco – o que não exime empresas do setor de terem departamentos que analisam o perfil do futuro cliente.

Do que preciso para financiar com a construtora?

Além disso, é preciso definir uma série de fatores no momento de fazer o financiamento com a construtora, que são comuns a grande parte dos negócios do gênero. Entre elas estão:

  • Documentação padrão de qualquer negociação imobiliária e financeira;
  • Aprovação do perfil de crédito, como citado acima, pela própria construtora;
  • Definição das condições e prazos de pagamentos – que, no caso de imóveis financiados diretamente com a construtora, têm prazos diferenciados;
  • Cláusulas contratuais, comuns a todos ou em negociações específicas, de acordo com os imóveis a serem comercializados;
  • Correção das prestações de acordo com os indicadores de mercado – como, por exemplo o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), além de outros;
  • Questões burocráticas que envolvem a negociação imobiliária, estando presentes mesmo nos financiamentos bancários ou até mesmo em consórcios.

Em resumo: o financiamento diretamente com a construtora é uma forma simples de adquirir um imóvel. Vale relembrar que o funcionamento varia de acordo com cada empresa. Dessa forma, preparar-se e analisar as condições é sempre uma decisão assertiva, que impede problemas futuros. Assim, passamos às vantagens dessa modalidade.

Benefícios da negociação

Conhecendo como funciona o financiamento com a construtora, deve-se elencar os benefícios que esse tipo de negociação traz para o potencial comprador. Em determinados casos, pessoas que antes não tinham a possibilidade de adquirir um apartamento, por exemplo, têm mais opções para a compra do imóvel. Os benefícios competem:

1) Desburocratização

As negociações imobiliárias com bancos são, em sua grande maioria, muito burocráticas. Há inúmeros documentos, processos e uma grande papelada a ser lida. Como há muitas etapas e intermediários envolvidos, a aprovação de crédito pode demorar – o que faz perder oportunidades de mercado. O financiamento com a construtora é desburocratizado, pois não possui intermediação financeira.

2) Valor do imóvel

Ao analisar as taxas, muitos podem abandonar a ideia de financiar seu imóvel com uma construtora. Mas, em vários casos, o preço de aquisição é muito mais barato quando a negociação é feita diretamente com a empresa construtora. Ao colocar na ponta do lápis, é possível ter uma boa economia no Custo Efetivo Total (CET), do empreendimento que se deseja adquirir.

3) Negociação do pagamento

Outro ponto que torna esse tipo de modalidade singular é sua diferenciação na negociação do pagamento. Isso porque as construtoras não estão atreladas às normas do Sistema Financeira Habitacional (SFH) – o que é obrigatório em bancos. Ampliam-se as possibilidades e forma de pagamento com uma negociação direta entre o comprador e a construtora.

4) Empresários e autônomos

Uma das principais dificuldades de empresas e profissionais liberais (autônomos) no Brasil é adquirir um imóvel com CNPJ. Em muitos casos, os bancos nem ouvem a proposta, pois não possibilitam essa opção. No financiamento com as construtoras, é possível que declarações de prestações de serviço, pró-labore e outros dados financeiros empresariais possibilitem o fechamento do negócio.

5) Aprovação de crédito

O problema mais comum de quem não consegue financiar um imóvel é a aprovação de crédito. Aqui, vale a ressalva, o cadastro aprovado varia de acordo com cada construtora: há algumas que facilitam (e muito) a aprovação; outras, porém, seguem critérios parecidos com os dos bancos – o que necessita de uma prévia análise acerca das condições.

Informações sobre este financiamento

Conhecendo como funciona e os benefícios de realizar o financiamento com uma construtora, é importante destacar outras informações que são de grande relevância – e que podem impactar, de maneira distinta, sua negociação. O primeiro ponto é em relação ao prazo de pagamento.

Junto com as construtoras, o tempo é menor em relação aos bancos: em média, os prazos para quitar o imóvel variam entre cinco a dez anos, enquanto em outras instituições financeiras podem ultrapassar duas e até mesmo três décadas. Contudo, quanto mais tempo pagando, mais juros agregados (o que traz outra vantagem para a construtora).

O mais importante é ficar atento se a empresa do ramo imobiliário tem um bom histórico de negociação com os clientes. Como é de conhecimento geral, muitas construtoras – principalmente aquelas que não têm tempo de mercado – podem interromper ou não cumprir com sua parte na negociação. Por isso, conhecer a empresa é indispensável nesse ponto.

Quer ter mais conteúdos relevantes como este e receber a novidade? Cadastre-se e acompanhe o que acontece no mercado imobiliário.

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.