Plantas para apartamento: como escolher as mudas e cuidados básicos
Plantas para apartamento: como escolher as mudas e cuidados básicos

Você ama plantas e flores, mas no atual momento está morando em apartamento? Você não precisa deixar de cultivar plantas por conta disso. Há diversos tipos de flores e plantas que se adaptam muito bem com pouca luz e espaço reduzido.

Neste artigo, nós vamos dar dicas de como escolher as mudas ideais para cultivo em apartamento e alguns cuidados básicos com as plantinhas.

Suporte para plantas

Antes de dar início às dicas sobre quais os tipos de plantas para cultivar no seu apartamento, nós vamos falar sobre o suporte delas, assunto que causa muitas dúvidas entre as pessoas.

Existem diversos suportes para todos os gostos e tamanhos, que podem ser colocados no chão, na parede ou até pendurados no teto. Os suportes além de sua função de abrigar as plantas, podem deixar a decoração do ambiente ainda mais linda.

Suporte na parede

Esse tipo de suporte tem várias opções de materiais: plástico, madeira e metal. Os preços também variam bastante de acordo com os tamanhos e materiais em que são produzidos. Suportes de caixas de feira são ótimas opções de suportes baratos e que ficam lindos.

De acordo com o tipo de decoração do seu apartamento, escolha aquele modelo que mais te agrada e que combine com a mobília da sua casa.

Suporte pendurado no teto

Este tipo também é muito usado e não custa caro. Ele é ideal para aquelas plantas grandes e volumosas, como é o caso da samambaia, por exemplo. Nesse caso, é necessário pensar muito bem a maneira como o suporte vai ser pendurado, para que ele não danifique o teto caso o vaso esteja muito pesado.

Ao pendurar uma planta no suporte do teto, você deve pensar também na maneira que vai fazer para molhar a planta, com uma escada ou até uma cadeira.

Suporte de chão

Esse tipo de suporte é ideal caso você tenha muitos vasos e queira deixar todos eles perto. Outra vantagem deste modelo é poder trocar ele de lugar, de acordo com a luminosidade dos ambientes e até para melhorar a decoração.

Existem vários suportes neste estilo e um dos mais usados atualmente são aqueles de madeira, com um formato de uma pequena escada. Além das plantinhas, podem ser plantadas pimentas, temperos e até alguns tipos de chá. O tamanho dos vasos também é bem importante. Escolha aqueles que suportem o peso da planta e da terra, e que também suportem o tamanho da planta caso ela cresça muito.

Depois dessas dicas de opções de suporte, agora vamos listar as opções de plantas para apartamento que você pode ter seguindo  alguns cuidados básicos.

Plantas ideais para cultivar em apartamento

Suculentas

Essas plantinhas estão conquistando muitos amantes nos últimos tempos e não é por menos: elas são pequenas, fofas e fáceis de se cuidar. Como elas são bem parecidas, é difícil escolher qual, e por isso vamos falar abaixo sobre os principais tipos:

Suculenta Echevéria ou rosa de pedra

Essa é uma das suculentas mais populares por causa do seu formato, que lembra muito uma flor e até uma mandala. Seu formato tem uma pequena angulação nas pontas, e quando ela começa a perder essa característica, é um sinal de que ela precisa de um pouco mais de sol para crescer forte e linda.

Quanto à quantidade de água que ela precisa, de modo geral, as suculentas são plantinhas que ficam por grandes períodos sem água e mais do isso, elas não toleram muita água. Quando for molhar, o ideal é não molhar as folhas, pois isso as danifica. No verão, você pode regar de três em três dias, e já no inverno, a cada duas vezes semanas é o suficiente.

Suculenta Planta fantasma

Esse tipo de suculenta também tem um formato que lembra uma flor. Uma das suas características mais marcantes são seus tons roxos na parte extrema das folhas. Diferente da rosa de pedra, quando elas precisam de mais sol o sinal físico disso é um aspecto voltado para o leitoso. Por isso é importante prestar atenção na aparência delas, sempre, pois afinal, elas são seres vivos que precisam de cuidados.

Palmeira-ráfia

Essa planta também é bastante cultivada dentro de casas, consultórios e escritórios. Por conta da sua aparência, de caule fino e longo, elas combinam muito com ambientes internos e também dão uma sofisticada na decoração. Seu cultivo justamente é feito na sombra, por isso é ideal para apartamentos. A palmeira-ráfia deve ser regada uma vez durante a semana.

Lança de São Jorge

A lança de São Jorge se encaixa no visual ornamental, por isso é bem sofisticada e combina bastante com apartamentos que tenham uma mobília mais moderna. Suas folhas podem ser bem grandes, são cilíndricas e crescem para cima, ou seja, são verticais.

Elas são muito resistentes, por isso se adaptam a muitos locais. O indicado é que elas fiquem em locais com sombra e devem ser regadas a cada 15 dias. Mas não se esqueça: não molhe as folhas, apenas a terra.

Samambaia

Como citamos, a samambaia não poderia faltar nessa lista, é bastante cultivada dentro de apartamentos. Elas crescem bem em ambientes com pouca luz, são volumosas e não pesam muito. Uma ótima dica é pendurá-las no teto.

O seu verde vivo deixa os ambientes ainda mais lindos. As samambaias não se adaptam a locais com muito vento, por isso é ideal que elas não fiquem muito perto das janelas. Elas precisam de bastante água para crescer fortes, mas não muito, pois podem ficar muito amareladas. Regar todos os dias é o suficiente, mas não é necessário colocar muita água.

Jade

Essa planta se parece com uma mini-árvore, por isso é indicada para decoração de ambientes internos e também ambientes corporativos. Elas precisam de sol pelo menos uma vez ao dia e devem ser regadas pelo menos uma vez por semana.

Todas as mudas das plantas que citamos nesta lista podem ser encontradas facilmente em floriculturas. Algumas não precisam ser cultivadas desde a fase de muda, por isso é importante conversar com o vendedor da floricultura que poderá explicar melhor essa questão.

Gostou das dicas? Então cadastre-se para receber mais dicas de decoração e as novidades da MME!

Receba nossas atualizações diretamente do seu e-mail. Asssine nossa newsletter.